31 | 10 | 2020
Menu Principal
ATM PDF Imprimir E-mail

A Articulação Temporo Mandibular (ATM) é a articulação mais complicada do corpo. Essa disfunção se dá devido a uma combinação de tensão muscular e alteração da articulação que liga o maxilar a mandíbula, que pode não estar funcionando adequadamente, pois é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Muitas vezes também existem componentes psicológicos.

Na maioria das vazes a causa exata desta disfunção é impossível de ser identificadas. Seus sintomas são: cefaléia (dor de cabeça), sensibilidade dos músculos da mastigação, estalos, distúrbios ou bloqueios da articulação, dores de ouvido, pressão atrás dos olhos, dor ao bocejar, ao abrir muito a boca, ao mastigar, ranger os dentes à noite e mudança perceptível no modo em que os dentes superiores se encaixam nos inferiores. Geralmente da sensação ao paciente de que sua mandíbula está saltando para fora e até mesmo travando por um instante.

O tratamento é feito através de protetor bucal noturno, fisioterapia ou terapia manual, além de medicamentos que são prescritos pelo médico ou pelo dentista. Pode ocorrer em qualquer pessoa, sendo mais comum em mulheres de 20 a 50 anos.

Dependendo da patologia, o tratamento pode resulta na cura da disfunção ou apenas na melhora dos sintomas. Em casos de anormalidades congênitas são necessários procedimentos cirúrgicos.