Principal Especialidades Fisioterapia Neurológica
31 | 10 | 2020
Menu Principal
Fisioterapia Neurológica PDF Imprimir E-mail

A Fisioterapia Neurológica é a área da fisioterapia que visa reabilitar os distúrbios do movimento provenientes de patologias neurológicas, ou seja, aquelas que afetam o Sistema Nervoso Cerebral (SNC), doenças de Parkinson, Mal de Alzheimer, Lesão Medular, Esclerose Múltipla, entre outras.

Ela é aplicada em pacientes acometidos por patologias que de uma forma ou de outra promovem uma incapacidade funcional. Quando submetidos a este tipo de tratamento há uma melhora da função motora e a minimização de seqüelas que muitas vezes são irreversíveis.

Aplicada nos mais variados tipos de pacientes, podemos citar dentre eles os que sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral, Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), Ataxia Cerebral e outras patologias que afetam o Sistema Nervoso Central.

Não há tempo determinado para o tratamento. O que se sabe, porém, é que pacientes que apresentam seqüelas neurológicas podem permanecer com elas por meses, anos ou até o fim de vida.

Um paciente com problemas neurológicos deve realizar tratamento fisioterápico para evitar as possíveis deformidades ou aumento das seqüelas.
A fisioterapia neurológica visa acima de tudo a recuperação da função motora e melhora de qualidade de vida do paciente.