Principal Especialidades
31 | 10 | 2020
Menu Principal
Fisioterapia Ortopédica e Reumatológica PDF Imprimir E-mail

A Fisioterapia Ortopédica é a área da fisioterapia que trata disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências, sejam elas imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas, dentre outros.

Os recursos utilizados na reabilitação dos pacientes são eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados encontramos o laser, ondas curtas, infravermelho, ultra-som. Já na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular, algumas delas são a de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, que visam a diminuição de algias, a rigidez e o reposicionamento do segmento.

Para a completa reabilitação do paciente utilizam-se os exercícios cinesioterápicos, que proporcionam melhor amplitude de movimento, aumentam a força muscular, treinam a propriocepção e por fim o retorno às atividades que antes eram desenvolvidas normalmente. Já a fisioterapia reunatológica, muitas vezes usa as mesmas técnicas e aparelhos da fisioterapia ortopédica, no entanto, trata apenas patologias crônico-degenerativas como artrite reumatóide, artrose, osteoporose, osteoartrose entre outras.

Pacientes que realizam a fisioterapia ortopédicas, na maioria dos casos obtém a cura ou no mínimo uma melhora considerável das lesões, já os pacientes com problemas reumatológicos conseguem apenas uma minimização das dores.